A escola em que trabalho é ciclada. Começamos com a Metodologia Dialógica no ano 2000. Em 2006 com a saída da maioria dos professores que trabalhavam com o tema gerador essa metodologia tem deixado em parte de ser trabalhada. Este ano com muito estudo estamos retomando a metodologia, com a maior parte dos professores. Tenho percebido que por ser uma escola ciclada, nesta década, ainda antes de 2009 recebemos alunos especiais e alunos com diferentes dificuldades de aprendizagem. Os pais, na matrícula diziam que davam preferência a escola por ser ciclada. Acredito nesta proposta de trabalho , com a participação ativa da comunidade escolar. Em 2010 começamos a receber os monitores para nos auxiliar no atendimento aos alunos especiais. Esses monitores não desempenham a função de um professor.
No turno da tarde temos um monitor para atender dois alunos especiais em salas separadas. Para os alunos que conseguem realizar as necessidades básicas , no caso o aluno que temos no 2º ano com a síndrome congênita múltipla, o objetivo é que não seja mais atendido pelo monitor, com o passar dos dias, proporcionando a ele a sua própria independência e autonomia. O aluno ainda não está alfabetizado, no início da sua escolaridade seguidamente surtava, hoje está mais familiarizado com a escola. Percebemos que em determinados dias com a presença do monitor o encomoda ficando mais agressivo.
Jurema,
ResponderExcluirAcredito que o caminho é esse, conhecer os alunos e aos poucos ir fazendo as mudanças necessárias, para melhor, claro. Penso que todos nós estamos aprendendo nessa caminhada.
Parabéns a E.M.E.F. Sete de Setembro
Abraços.